terça-feira, 4 de setembro de 2012

#Across The Universe [2] - Um dia em Liverpool (pt.4)

Penny Lane, um capítulo à parte.

 
A música "Penny Lane", do álbum "Magical Mistery Tour", apesar de muitos teóricos da conspiração buscarem significados ocultos, nada mais é do que o relato de um garoto sobre o que ele via na vizinhança. Trata-se de uma rua, perto do local onde John Lennon morou quando criança, e onde ele e Paul se encontravam para pegar ônibus para o centro da cidade, quando adolescentes. Nos anos 60, muitas linhas de ônibus tinham seu ponto final ali, sendo assim, era comum ver viaturas com "Penny Lane" no letreiro por toda a cidade.

"Penny lane there is a barber showing photographs
Of every head he´s had the pleasure to have known
And all the people that come and go
Stop and say hello..."

 
A tal barbearia existia mesmo, e existe até hoje, funcionando normalmente! Seus donos se orgulham da menção ao estabelecimento em uma das músicas mais conhecidas dos Fab Four, e fazem questão de colocar na vitrine uma placa informando o fato, com a foto da banda e tudo. Dentro, funcionários muito simpáticos e muitas fotos antigas na parede - exatamente como na letra! Só que agora as fotos incluem seus fregueses mais famosos...

"Behind the shelter in the middle of the roundabout
The pretty nurse is selling poppies from a tray
And though she feels as if she´s in a play
She is anyway..."


Bem perto fica também o abrigo, no meio de uma rotatória, que servia de ponto final para todas as linhas de ônibus, como já foi dito - era o "shelter in the middle of the roundabout"! Antigamente, placas de rua com o nome "Penny Lane" eram alvo constante de turistas e fãs dos Beatles, que as roubavam para levar como recordação, e tinham que ser repostas. Depois de um tempo, a prefeitura simplesmente desistiu e passou a pintar o nome da rua nas paredes dos prédios. A partir de 2007, no entanto, a administração da cidade voltou atrás e passou a colocar placas mais "resistentes" a roubo (mas mesmo assim, uma ou outra ainda some, de vez em quando).

Keep on rocking!

Nenhum comentário:

Postar um comentário