segunda-feira, 20 de agosto de 2012

R.I.P. Scott McKenzie

Os anos 60 foram uma fonte de estilos, inovações e revoluções musicais que se refletem no Rock and Roll, e na música em geral, até hoje, por isso eu dou muito valor aos artistas que ajudaram a construir de alguma forma essa história. Sem eles, não teríamos nada do que está aí, não teríamos Heavy Metal, nem Hard Rock, nem Punk, nem Prog, nem nada.

E é triste ver que eles também envelhecem e se vão. Só fiquei sabendo hoje do falecimento do cantor e compositor Scott McKenzie, ocorrido no último sábado (18/08). McKenzie foi um dos ícones da contracultura americana dos anos 60, e imortalizou o hino "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers In Your Hair)", fez parte da segunda formação dos lendários The Mamas & The Papas e faleceu aos 73 anos, depois de uma longa enfermidade.

O artista se tornou conhecido por sua carreira solo, mas nos anos 80 acabou aceitando o segundo convite (havia recusado o primeiro vários anos antes) do amigo de adolescência John Phillips para entrar no grupo vocal The Mamas & The Papas, famoso por "California Dreamin'", "Monday, Monday" e outros clássicos. Scott substituiu o outro vocalista original, Denny Doherty, enquanto Elaine "Spanky" MacFarlane e Mackenzie Phillips (filha de John), entraram respectivamente nos lugares de Mama Cass Elliot e Michelle Phillips (segunda esposa de John - yes, that's family business!). Essa formação chegou a se apresentar no Brasil e eu tive a felicidade de assistir, junto com meu pai! :-)

Uma curiosidade: apesar de Mckenzie ser compositor, seu mega sucesso "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers In Your Hair)" é de autoria do amigo John Phillips, e sendo assim, a música passou a fazer parte do repertório do grupo, com sua entrada no mesmo.

Tenho que admitir que é meio estranho saber da morte de alguém que eu já vi ao vivo, no palco, se apresentando. Foi assim ao saber da morte do Dio, do Jon Lord, do Celso Blues Boy, e de metade do grupo The Mamas & The Papas, considerando que Phillips se foi em 2001.



Keep on rocking...

Nenhum comentário:

Postar um comentário