quarta-feira, 1 de agosto de 2012

#Primórdios do Rock [1] - Qual foi a primeira gravação?

Qual foi a primeira gravação de Rock and Roll do mundo? E quando ela foi feita?

Isso ninguém pode afirmar com 100% de certeza. Teorias existem, são muitas e a maioria delas é plausível. E aqui está uma muito bacana...

Meu Marido tem jogado no Xbox um jogo muito interessante chamado "Fallout 3", o qual se passa num mundo pós-apocalíptico. Como a hecatombe nuclear supostamente se passou na década de 50, a humanidade sobrevivente estacionou culturalmente nesta época, e a trilha sonora do jogo (genial, diga-se de passagem) é composta de vários sucessos dos anos 40 e início dos anos 50. Muito jazz e blues em interpretações de Cole Porter, Ella Fitzgerald, Billie Holliday, Bob Crosby, The Ink Spots, entre outros. Gravações originais, com chiados e estalinhos, e por isso mesmo, cheias de charme. Mesmo quem não gosta de jogar pode comprar a trilha sonora separada, eu recomendo, é bom demais.

Gostei tanto que resolvi pesquisar um pouco a respeito de algumas músicas do jogo, e assim cheguei nas Andrews Sisters. Foi um grupo vocal de muito sucesso nos EUA, formado pelas irmãs LaVerne, Maxene e Patty Andrews, chegando mesmo a ser o mais popular grupo feminino em sua época (fim dos anos 30 até meados dos anos 60). E ao pesquisar sobre elas, descobri que uma de suas canções mais famosas, "Boogie Woogie Bugle Boy Of Company B", de 1941 (!!) é considerada por muitos como uma das primeiras gravações de Rock and Roll da história. Realmente, ao ouvirmos, podemos identificar os elementos básicos do rockabilly e do rock clássico, mas esse estilo de som era chamado, na década de 40, de "Jump Blues", ou seja, um blues tocado em ritmo mais acelerado e dançante. Só mesmo em meados dos anos 50 esse tipo de música passou a ser identificado como Rock and Roll, propriamente dito.

Mas que tudo isso é muito interessante, isso é... E a música é bem legal!

Keep on rocking!

Nenhum comentário:

Postar um comentário