terça-feira, 28 de agosto de 2012

#Across The Universe [2] - Um dia em Liverpool (pt.3)

As quatro crianças de Liverpool...

Após conhecermos o centro de Liverpool, partimos para visitar as casas onde cada um dos quatro Beatles nasceu, começando pela primeira casa de Ringo Starr, no número 9 da Madryn Street. A construção se encontra vazia, assim como as da vizinhança, e toda a área corria o risco de ser demolida devido a um projeto de revitalização da área, até que a pressão popular convenceu o secretário de Estado de habitação britânico a manter e restaurar a casa de Ringo e outras 31 próximas.


Perto dali, uma construção que chama a atenção: é o prédio que aparece na capa do primeiro álbum solo de Ringo, "Sentimental Journey", gravado durante o processo de separação da banda e lançado ainda em 1970. Na entrada, um cartaz falando sobre a foto na capa do disco, mais uma demonstração do quanto a cidade se orgulha da história de seus filhos mais famosos.


Em seguida fomos à segunda casa de Ringo, para onde ele se mudou ainda criança, na Admiral Grove Street, nº10, e lá encontramos uma verdadeira jóia rara: uma senhorinha de 95 ANOS que foi vizinha de Ringo naquela época e hoje mora na casa. Miss Margaret se auto-intitula "Embaixadora dos Beatles" e tem nas paredes toneladas de fotos com os membros da banda e com outros artistas famosos também. Ficamos por uma meia hora na casa de Margaret ouvindo histórias da infância de Ringo, e do início do sucesso dos Fab Four, foi encantador!






Em seguida fomos conhecer o local onde nascera George Harrison. Só de entrar na Arnold Grove Street já fiquei emocionada, afinal George sempre foi o meu Beatle preferido. E chegamos ao nº12, onde ele nasceu. Entre os quatro, ele era o que tinha a situação mais difícil, sua casa era muito simples, o banheiro ficava fora da casa, inclusive. Dizem que no inverno o frio era tanto, e a família não tinha aquecimento em casa, que as comidas podiam ficar fora da geladeira, pois estaria mais QUENTE no interior do aparelho do que fora.






James Paul McCartney nasceu no Hospital Geral de Walton, em Liverpool, e passou a maior parte de sua infância e juventude no nº 20 da Forthlin Road. Essa casa é conhecida como "o berço dos Beatles", pois foi onde as primeiras músicas da banda foram compostas, e era ali que eles se reuniam e ensaiavam, no início. A área onde a residência se encontra foi toda reconstruída depois da II Guerra Mundial, foi uma das regiões que mais sofreu durante o período.





John Lennon nasceu e passou seus primeiros 5 anos de vida com sua mãe, na Newcastle Road, nº 9. Nessa época, seus tios acharam que seria melhor para a educação do menino se ele fosse morar com eles e o levaram para Woolton, na Menlove Avenue 251, numa casa conhecida como "Mendips". Ele morou lá com sua tia Mimi até os 23 anos de idade. Uma curiosidade: quando a família de Lennon se mudou de "Mendips", a casa foi alugada pelo tio do guia da nossa tour. Um belo dia, quando ele e sua família acordaram, encontraram vários Beatlemaníacos acampados em seu quintal e tirando fotos da casa... Inclusive o guia nos mostrou, e emprestou para tirarmos fotos, a plaquinha original do número da casa, que caiu e ele catou e guardou antes dos tios se mudarem dali.


E prosseguimos nosso passeio, ao som de "In My Life" e com todos nós chorando dentro da van... É, o guia sabia direitinho como conduzir a tour e emocionar a galera, até o CD que ele colocou como trilha sonora tinha o timing perfeito. Próxima parada: Penny Lane!

Keep on rocking!

Um comentário: