terça-feira, 21 de agosto de 2012

#Across The Universe [2] - Um dia em Liverpool (pt.2)

Continuando nosso passeio por Liverpool, conhecemos alguns pubs e bares que tiveram importância na história dos Beatles, como The Grapes, The Jacaranda e obviamente o mais do que conhecido Cavern Club. Não chegamos a entrar em nenhum desses bares, pois o tempo era curto e ainda tínhamos muitos lugares para visitar, mas conseguimos ter uma boa visão geral do panorama "beatlemaníaco-etílico" de Liverpool.

Um dos primeiros pubs que vimos foi o The Grapes, na Matthew Street, conhecido por ser o preferido do quarteto, era o local que eles frequentavam. Era costume da banda passar lá para tomar sua cervejinha, entre um show e outro no Cavern Club. Aliás, não só a banda, mas a platéia também...

Explicando: naquela época, o Cavern não vendia bebidas alcoólicas, por ser um "point" preferencialmente adolescente. A polícia local costumava dar "duras" nos bares, aparecendo sem avisar, e retirando do recinto todos os menores de idade que estivessem consumindo álcool, e assim alguns estabelecimentos optavam por simplesmente não vender birita. Como resultado disso, acabado o show no Cavern, tanto os quatro músicos quanto a maior parte da platéia rumava para o The Grapes, apenas para beber, já que àquela altura era o único local próximo que garantia a cerveja. O bar conta com uma grande quantidade de memorabilia dos Beatles, o que faz valer a pena uma visita com mais calma de uma próxima vez.

Na mesma rua, encontramos o Lennon's Bar, o qual, segundo reviews de pessoas que frequentaram, é um pé-sujo sem vergonha, só que com uma trilha sonora de qualidade - adivinhem o quê? Um dos usuários chega a dizer que "é irônico o bar ter esse nome, pois seria um lugar que

o próprio Lennon odiaria"... Ainda na Matthew Street, temos o Rubber Soul Oyster Bar, que é um pub mais comum, com música ao vivo, karaokê, stand up comedy licença especial para funcionar a madrugada toda, o que garante aos notívagos um local para beber a hora que for.


Depois, na Slater Street, chegamos ao The Jacaranda, que foi o primeiro lugar onde os Beatles se apresentaram MESMO, DE VERDADE, antes do Cavern Club. Foi fundado em 1957 por Allan Williams, que alugou uma antiga loja de conserto de relógios para transformá-la no bar. Williams foi também o primeiro empresário do quarteto de Liverpool. Infelizmente, The Jacaranda decretou falência e fechou as portas em novembro de 2011. Não se sabe se o novo dono do local manterá o nome e nem se continuará tendo espaço para shows. Espero que sim, pois esse bar tem uma ligação grande com a história dos Beatles.

E encerramos o dia no Cavern Club, com uma boa sidra inglesa (nham!), ao som de uma dupla cover dos Fab Four, muito competente por sinal... Mas isso é história para um outro post, exclusivamente sobre o lendário pub, com direito a história, fotos e vídeo. ;-)

Keep on rocking!

2 comentários: