quinta-feira, 16 de agosto de 2012

16/08/77 - Morre Elvis Presley (ou não?)

Há exatos 35 anos atrás, um dos maiores cantores de rock de todos os tempos virava lenda: em 16 de agosto de 1977, morria ELVIS PRESLEY. Uma das maiores vozes do rock and roll, barítono com 3 oitavas de extensão vocal (atingindo tons às vezes de baixo, às vezes de tenor), Elvis imortalizou uma série de sucessos que até hoje são conhecidos e regravados.

O cara que surgiu como ícone da juventude e da rebeldia, com seu rebolado e sua atitude e visual rocker, aos poucos foi sucumbindo à própria fama, terminando por se destruir. Protagonizou uma série de filmes (alguns deles passaram à exaustão na Sessão da Tarde) e tinha toda uma máquina promocional por trás dele, administrada pelo Coronel Tom Parker, seu empresário. Com o passar dos anos, sua saúde mostrou que não aguentava bem essa pressão toda, e Elvis passou de rockeiro rebelde a showman cafona de Las Vegas, mas - e ISSO é o mais importante - sua voz continuava poderosa e ele continuava gravando boas músicas. Eu, particularmente, prefiro a fase inicial, de "Jailhouse Rock", "That's Allright Mama", "Hound Dog", "Blue Suede Shoes" e similares, mas sua fase "entertainer" também rendeu coisas boas, como "Suspicious Minds".

Apesar de sua morte precoce aos 42 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante devido a overdose de remédios (que haviam se tornado um vício em seus últimos anos de vida), Elvis continua sendo um dos artistas que mais geram faturamento anualmente, números na casa dos milhões de dólares por ano. Sem contar as inúmeras teorias conspiratórias que insistem em afirmar que o Rei não morreu, apenas desistiu disso tudo e forjou a própria morte, ou virou agente do FBI, ou mora em Madagascar... Há quem diga que ele aparece em cantos de fotos tiradas em Graceland, há quem diga que já o viu na rua.

Na verdade, Elvis não morreu, porque música boa não morre nunca! O Maidens in Metal presta aqui uma pequenina homenagem a um dos pais do Rock and Roll.



Keep on rocking!

2 comentários:

  1. Amo seu blogggggggggggg.
    Tirei um tempo pra dá uma passadinha aqui e gostei do blog demais. Se poder, vai no meu blog e dá uma comentada? E se seguir, eu sigo de volta. Agradeço desde já. Boa tarde *-*
    http://anarchismm.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Valeu pela força, que bom que você curte o blog!! Já dei uma passada lá no seu e estou seguindo ;-)
    Abraços! =)

    ResponderExcluir